sexta-feira, 15 de outubro de 2010

OPEE NO FUNDAMENTAL | Empreender desde cedo

Uma nova era para a Metodologia OPEE: chegar ao Ensino Fundamental com uma inovadora coleção de livros. É o que acaba de ser lançado e possibilitará às escolas ter mais um diferencial diante de pais e alunos: desde cedo, propiciar o ensino do empreendedorismo, focado no autoconhecimento e abertura de mentes para o mercado de trabalho e formação do projeto de vida.

No vídeo abaixo, Leo Fraiman, autor dos livros, comenta sobre os conceitos que basearam essa novidade e sobre a aplicabilidade do conteúdo que acaba de chegar. Ele responde, por exemplo, se é ou não cedo para ensinar empreendedorismo para crianças. E como pode haver ganhos nesse aprendizado.

Na foto, auditório da Universidade Anhembi-Morumbi lotado em São Paulo em evento de lançamento da coleção OPEE para Ensino Fundamental

Texto, foto e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

OPEE NO ENSINO FUNDAMENTAL | Projeto de vida desde cedo

Este vídeo foi apresentado no evento de lançamento da coleção OPEE para o Ensino Fundamental, na quinta-feira, 7 de outubro, na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. É um compilado de depoimentos de alunos sobre como a orientação profissional com foco no autoconhecimento mudou suas vidas. Mais: um compilado de sonhos, grandes sonhos que ousam focar um mundo melhor, a ser construído por mãos empreendedoras, mentes determinadas e corações solidários.

O evento contou com apresentação do autor da Metodologia OPEE, o professor Leo Fraiman, e o psicoterapeuta, professor e escritor Içami Tiba, autor do best-seller "Quem Ama Educa". Tiba relançou o livro "Adolescentes, Quem Ama Educa", uma releitura do seu mais famoso livro focando a chamada Geração Y. O encontro contou com a presença de mais de 500 educadores.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

COLÉGIO GUILHERME DUMONT VILLARES | Projeto de vida com valores da Unesco

O Colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo, foi um berço do trabalho da OPEE, onde o autor da metodologia, o professor Leo Fraiman, dá aulas de Projeto de Vida por meio do material OPEE, que se desenvolveu na escola.

Visei o colégio com o professor Leo e o debate com alunos, além das conversas com orientadores e diretora não poderiam ter sido melhores. Sente-se que o valor de cada matéria estudada está enraizado no colégio, e isso conta com a ajuda de pilar bem claro: a OPEE, que motiva o aluno a ver sentido nos estudos e no planejamento da profissão a seguir.

Eliana Baptista Pereira Aun, diretora geral e mantenedora do Dumont Villares, afirma com convicção que o Projeto de Vida é o trabalho mais importante desenvolvido na instituição e por um motivo claro: ele faz as outras disciplinas serem encaradas de forma mais ampla.

O Dumont Villares é uma das poucas escolas no mundo filiadas à Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), entidade internacional que trabalha para criar as condições de diálogo entre as civilizações, culturas e povos, baseado no respeito pelos valores partilhados. E o trabalho com a OPEE é um desses valores abraçados pela escola.

Texto, foto e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE