Visitamos o Colégio Rama, em São Paulo e, juntos com o professor Silvano, fomos a todas as classes que utilizam a OPEE e colhemos depoimentos de alunos sobre a construção de seus projetos de vida e como a metodologia tem facilitado nesse processo.
Foram momentos muito especiais, que estão no vídeo abaixo.
Uma palestra sobre valores tais quais: saber escolher com honestidade, ter atitude, fazer a diferença em qualquer atividade profissional, desvestir-se de preconceitos, antenar-se com o novo, manter o bom humor e deixar um legado para as futuras gerações. Dessa forma, a equipe OPEE interagiu com alunos e a coordenadora do Colégio Miranda, em São Paulo.
Após a apresentação, que contou com vídeos para reflexões, fizemos um bate-papo com alguns alunos e eles elencaram a importância dos valores abordados na construção de um projeto de vida que una sucesso profissional à realização pessoal.
Os depoimentos dos alunos você assiste abaixo.
Texto, fotos e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE
No Maranhão está um dos mais fortes parceiros da OPEE, o Colégio Educator. Ali, 700 alunos do 9º ano ao Ensino Médio utilizam a metodologia em salas de aula, com grandes resultados na construção de projetos de vida.
A escola é a única da capital do Maranhão a ter a disciplina Projeto de Vida na grade curricular, um diferencial para os estudantes e suas famílias, segundo a direção do colégio.
Lilia, diretora da escola, é quem ministra as aulas e também um exemplo de mediadora a ser seguido. Ela recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE e se mostrou apaixonada pela missão de dar caminhos a jovens para que eles construam seu futuro e tal postura se reflete em excelentes resultados. Ex-alunos que já estão encaminhados em cursos universitários estão sempre em contato com ela, agradecendo por seus ensinamentos e pelas vitórias conquistadas. Os alunos atuais são unânimes em tê-la como uma grande companheira.
Veja o que Lilia e sua irmã Ana Lilia, também diretora do Educator, dizem sobre esse trabalho.
Nossa equipe fez várias palestras para alunos de diferentes séries, e todas as apresentações foram focadas nos valores essenciais ao profissional do novo milênio, assim como de cidadãos comprometidos com a ética e o caráter nas atitudes e escolhas. Nos bate-papos com os estudantes, encontramos grandes sonhos em construção, muito bem alicerçados.
Veja o que os alunos disseram.
Texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista OPEE
Mais fotos no nosso Facebook, procurar por Metodologia OPEE
Os valores da escola sintonizados e potencializados com o trabalho da OPEE. Assim, o Colégio Madre Carmen Sallés, de Brasília, define o uso da metodologia. O colégio recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE para um dia inteiro de palestras para alunos e professores, além de gravação de vídeos, sessões de fotos e muitas trocas de experiências.
A equipe OPEE fez três tipos de palestras em Brasília: para alunos do Ensino Fundamental, para alunos do Ensino Médio e para professores. Em todas, houve muita empatia. Almoçamos na escola e percebemos um detalhe muito interessante: famílias junto com os filhos no restaurante do colégio. No fim da tarde, a mesma boa interação entre pais e alunos nos aconchegantes espaços de recreação do Madre Carmen Sallés.
Durante as palestras, uma adorável surpresa: o garoto Luís Gustavo mostrou que além de saber muito bem qual seu projeto de vida já o faz desde pequeno: dançar. E nos apresentou um verdadeiro show, arrancando aplausos dos colegas de escola.
Abaixo, o vídeo com depoimentos de professores a alunos e, na sequência, a apresentação de dança.
Texto, fotos e vídeo: Marcos Brogna, jornalista
Mais fotos na nossa página no Facebook: MetodologiaOPEE
O caráter humano do conteúdo OPEE é um grande diferencial para o Liceu Santista, de Santos, que recebeu nossa equipe pedagógica e de comunicação. Na visita que fizemos à bela cidade do litoral paulista, falamos com a coordenadora Alcieli e com alunos, em bate-papos que gravamos, pois são inspiradores e exemplos de bom uso de nossa metodologia.
Alcieli conheceu o nosso material em um evento realizado pela Teenager, empresa que forma a joint venture OPEE. Após assistir a uma palestra do autor, Leo Fraiman, ela já pensou em levar a metodologia ao Liceu. Para a coordenadora, além dos livros, as newsletters que disparamos para educadores, alunos e suas famílias, são muito interessantes.