quarta-feira, 22 de junho de 2011

COLÉGIO RAMA | Professor e alunos falam de projetos de vida

Visitamos o Colégio Rama, em São Paulo e, juntos com o professor Silvano, fomos a todas as classes que utilizam a OPEE e colhemos depoimentos de alunos sobre a construção de seus projetos de vida e como a metodologia tem facilitado nesse processo.

Foram momentos muito especiais, que estão no vídeo abaixo.

Texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista










terça-feira, 21 de junho de 2011

COLÉGIO MIRANDA | Palestra, vídeo e debates sobre valores

Uma palestra sobre valores tais quais: saber escolher com honestidade, ter atitude, fazer a diferença em qualquer atividade profissional, desvestir-se de preconceitos, antenar-se com o novo, manter o bom humor e deixar um legado para as futuras gerações. Dessa forma, a equipe OPEE interagiu com alunos e a coordenadora do Colégio Miranda, em São Paulo.

Após a apresentação, que contou com vídeos para reflexões, fizemos um bate-papo com alguns alunos e eles elencaram a importância dos valores abordados na construção de um projeto de vida que una sucesso profissional à realização pessoal.

Os depoimentos dos alunos você assiste abaixo.


Texto, fotos e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE
Mais imagens no Facebook: MetodologiaOPEE



EDUCATOR, DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO | 700 projetos de vida com muitas vitórias

No Maranhão está um dos mais fortes parceiros da OPEE, o Colégio Educator. Ali, 700 alunos do 9º ano ao Ensino Médio utilizam a metodologia em salas de aula, com grandes resultados na construção de projetos de vida.

A escola é a única da capital do Maranhão a ter a disciplina Projeto de Vida na grade curricular, um diferencial para os estudantes e suas famílias, segundo a direção do colégio.

Lilia, diretora da escola, é quem ministra as aulas e também um exemplo de mediadora a ser seguido. Ela recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE e se mostrou apaixonada pela missão de dar caminhos a jovens para que eles construam seu futuro e tal postura se reflete em excelentes resultados. Ex-alunos que já estão encaminhados em cursos universitários estão sempre em contato com ela, agradecendo por seus ensinamentos e pelas vitórias conquistadas. Os alunos atuais são unânimes em tê-la como uma grande companheira.

Veja o que Lilia e sua irmã Ana Lilia, também diretora do Educator, dizem sobre esse trabalho.


Nossa equipe fez várias palestras para alunos de diferentes séries, e todas as apresentações foram focadas nos valores essenciais ao profissional do novo milênio, assim como de cidadãos comprometidos com a ética e o caráter nas atitudes e escolhas. Nos bate-papos com os estudantes, encontramos grandes sonhos em construção, muito bem alicerçados.

Veja o que os alunos disseram.


Texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista OPEE
Mais fotos no nosso Facebook, procurar por Metodologia OPEE

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MADRE CARMEN SALLÉS, DE BRASÍLIA | Valores sintonizados

Os valores da escola sintonizados e potencializados com o trabalho da OPEE. Assim, o Colégio Madre Carmen Sallés, de Brasília, define o uso da metodologia. O colégio recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE para um dia inteiro de palestras para alunos e professores, além de gravação de vídeos, sessões de fotos e muitas trocas de experiências.

A equipe OPEE fez três tipos de palestras em Brasília: para alunos do Ensino Fundamental, para alunos do Ensino Médio e para professores. Em todas, houve muita empatia. Almoçamos na escola e percebemos um detalhe muito interessante: famílias junto com os filhos no restaurante do colégio. No fim da tarde, a mesma boa interação entre pais e alunos nos aconchegantes espaços de recreação do Madre Carmen Sallés.

Durante as palestras, uma adorável surpresa: o garoto Luís Gustavo mostrou que além de saber muito bem qual seu projeto de vida já o faz desde pequeno: dançar. E nos apresentou um verdadeiro show, arrancando aplausos dos colegas de escola.

Abaixo, o vídeo com depoimentos de professores a alunos e, na sequência, a apresentação de dança.

Texto, fotos e vídeo: Marcos Brogna, jornalista
Mais fotos na nossa página no Facebook: MetodologiaOPEE



LICEU SANTISTA | A formação humana que faz toda a diferença

O caráter humano do conteúdo OPEE é um grande diferencial para o Liceu Santista, de Santos, que recebeu nossa equipe pedagógica e de comunicação. Na visita que fizemos à bela cidade do litoral paulista, falamos com a coordenadora Alcieli e com alunos, em bate-papos que gravamos, pois são inspiradores e exemplos de bom uso de nossa metodologia.

Alcieli conheceu o nosso material em um evento realizado pela Teenager, empresa que forma a joint venture OPEE. Após assistir a uma palestra do autor, Leo Fraiman, ela já pensou em levar a metodologia ao Liceu. Para a coordenadora, além dos livros, as newsletters que disparamos para educadores, alunos e suas famílias, são muito interessantes.

Abaixo, os depoimentos.

texto e vídeo: Marcos Brogna, jornalista