segunda-feira, 28 de junho de 2010

COLÉGIO OBJETIVO DE BOITUVA | Pais, escola e jovens construindo o futuro

É preciso acordar bem cedo em plena segunda-feira, antes mesmo do amanhecer. Destino: Boituva, pouco mais de cem quilômetros de São Paulo. A visita é no Colégio Objetivo, onde falaremos com professores, diretora, pais e alunos sobre como é a aplicação da orientação profissional, que está na grade curricular da escola, nas salas de aula.

Desta vez, vou com Mariana Fancio Gonçalo, psicóloga e companheiríssima de trabalho na Clínica Fraiman. Ela fará o acompanhamento do conteúdo OPEE que é ministrado na escola; eu, vídeos e todas as demais coletas de material de reportagem para este blog e outras mídias.

Fomos muito bem recebidos, inclusive tendo a oportunidade de bater papo com todas as classes que trabalham com os livros e o material multimídia do professor Leo Fraiman. Encantamo-nos ao ver alunos vinculando seus sonhos profissionais com o ideal de um mundo melhor, mães acompanhando de perto a evolução dos filhos na construção do projeto de vida, professores e escola com vontade de ensinar não apenas para o vestibular, mas para a vida.

Um dos alunos, ao ser entrevistado, crava sem titubear: quer ser engenheiro autmobilístico para desenvover um carro menos poluente e, assim, melhorar a qualidade de vida no mundo, fazendo sua parte no desafio de vencer o aquecimento global. Uma aluna diz que quer ser médica para salvar vidas, independente da hora em que tiver de fazer isso.

Ficamos a manhã toda na escola e chegamos em cima da hora para o jogo do Brasil, com Sampa congestionada nas ruas e deserta nas calçadas. Mas, com um sentimento de "valeu a pena". Muito!

Abaixo, belíssimos depoimentos no vídeo.

Nas fotos da postagem, a diretora Maria das Graças e a professora Débora na primeira, Mariana na segunda e um mural de profissões numa das classes, na terceira

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário