sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ANGLO SANTA RITA DE NOVO HORIZONTE | Eles sabem que podem

Para ganhar a eleição ao posto de cargo máximo na maior potência do mundo, o candidato Barack Obama utilizou uma frase que ficou mundialmente conhecida: "Yes, we can", ou seja, sim, nós podemos. Nas classes visitadas pela equipe pedagógica e de comunicação da OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), em escolas por todo o Brasil, percebe-se uma energia parecida, de alunos que mostram querer e poder construir um futuro não apenas para si próprios, mas para uma nação.

Desta vez, fomos, eu e Silvana, ao canto oeste do Estado de São Paulo. Visitamos o colégio Anglo Santa Rita, em Novo Horizonte, que trabalha há um ano com a metodologia OPEE na grade escolar. Conversamos com as duas classes que utilizam o material, um 2º e um 3º ano do Ensino Médio. Ouvimos alunos, interagimos, gravamos entrevistas, falamos com a professora e a diretora da escola.

Uma certeza ficou além da excelente receptividade: incluir conceitos de empreendedorismo e projeto de vida transformou os alunos.As classes não querem apenas passar no vestibular. Querem muito mais. Querem sucesso mais que apenas dinheiro. Querem deixar um legado além de apenas conseguir um bom emprego. Querem transformar a realidade do país. E sentem que podem. Sabem que podem.

Abaixo, o vídeo que fizemos nas classes.

Nas fotos, Silvana e a professora Janelise, que trabalha com o material da OPEE na escola; um aluno que fez questão de tirar fotos conosco e Silvana numa dinâmica com uma das classes

(Texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista OPEE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário