No Colégio São Francisco de Assis, em São Paulo, fomos surpreendidos com uma ótima interação com os alunos. Na nossa visita, estava prevista uma palestra e acabamos fazendo três, para três grupos de alunos.
O tema abordado foram os valores e desafios do homem contemporâneo na construção do projeto de vida. E depois da apresentação de vídeos sobre o tema, fizemos um bate-papo, gravando com as alunas que aceitaram dar depoimentos ao blog.
Na mesma semana em que estivemos no extremo oeste de São Paulo fomos também ao Montessori, em Artur Nogueira, região de Campinas. Lá, a Metodologia OPEE é usada no Ensino Médio com bons resultados entre alunos e professores.
Demos duas palestras aos estudantes e também educadores de diversas disciplinas. E tivemos um surpresa emocionante: fomos presenteados com músicas cantadas pelos estudantes.
Uma das é do Jota Quest com um refrão que tem tudo a ver com o trabalho da OPEE: "Dias melhores pra sempre". Outra música é de autoria do professor Renan, da própria escola, com uma bela letra contra o alcoolismo que assola famílias e coloca jovens em perigo.
Abaixo, veja o vídeo da nossa visita e o videoclip da música do professor Renan.
É a segunda vez que visitamos o Colégio Objetivo Rui Barbosa, em Santa Fé do Sul, oeste paulista. Desta vez, realizamos palestra para auditório lotado de estudantes, além de educadores da escola, focando os valores do homem contemporâneo e como eles se encontram no trabalho da OPEE.
Depois da palestra, reunimos os alunos que aceitaram falar para esta Vitrine e fizemos um bate-papo sobre suas escolhas e o que os valores discutidos na palestra representam a cada um deles. O resultado foram ótimos depoimentos, que você pode assistir abaixo.
Uma palestra para auditório lotado e um bate-papo com alunos e educadores marcou nossa visita ao Colégio Dominus Vivendi, em São Paulo, que utiliza a Metodologia OPEE. O tema trabalhado em nossa apresentação foram valores importantes ao homem contemporâneo.
Ética, honestidade, cooperação, visão livre de preconceitos, proatividade e atitude foram alguns desses valores, trabalhados com recursos audiovisuais com os alunos. Abaixo, os depoimentos colhidos na escola.
Em Curitiba, na Escola Amplação, tivemos um dia muito especial. O autor da Metodologia OPEE, Leo Fraiman, bateu um papo com alunos em uma quadra lotada. Vários alunos fizeram perguntas a ele, sobre sonhos, mercado de trabalho, desafios, o que gerou uma interação completa. Em seguida, conversamos com estudantes, professores, coordenadora e diretora.
Em um belo mural do colégio, encontramos papéis em formato de borboletas, com recados emocionantes feitos dos pais para os filhos, uma criativa forma de unir família, aluno e escola. As borboletas de papel "voam" do colégio para as casas e voltam, possibilitando a construção de projetos de vida compartilhados entre pais, mães, educadores e alunos.
Após uma manhã inteira na Amplação, nossa estada em Curitiba ainda teve uma noite especial, o primeiro encontro sobre a Metodologia OPEE realizado na capital do Paraná, organizado pela pedagoga Regina Schudo, com ampla participação de educadores para assistir à palestra de Leo Fraiman. Para fechar um dia especial e abrir novos horizontes no Sul do País.
Abaixo, declarações de alunos e educadores sobre a utilização da OPEE na escola.
A Escola Virgem de Lourdes, em Campina Grande, na Paraíba, é uma das grandes parceiras da Metodologia OPEE. E nossa equipe esteve lá durante manhã, tarde e noite para interagir com alunos, educadores e pais.
Pela manhã e tarde, palestramos para estudantes e conversamos com professores e coordenação. Durante a noite, pudemos falar com pais, inclusive transmitindo a eles mensagem do autor dos livros OPEE, Leo Fraiman, através de vídeo.
O que vimos e ouvimos foi um colégio preocupado com a construção sólida de projetos de vida, integrados com as famílias dos alunos.
No Colégio Terrinha, a Metodologia OPEE é aplicada a alunos do Ensino Fundamental e pudemos constatar junto a professores e também a alunos resultados da educação empreendedora desde cedo.
Estivemos na escola para ministrar uma palestra para os professores, reforçando os valores envolvidos na formação do projeto de vida de um cidadão. Em seguida, gravamos depoimentos desses educadores sobre o que eles têm feito e observado em salas de aula e nos deparamos com a certeza de que vale a pena pensar na formação humanística dos alunos desde a fase infantil.
Depois da palestra e do bate-papo com educadores, fomos até as salas ouvir dos próprios alunos o que teles têm aprendido com a OPEE.
Na visita ao Colégio Pan Terra, em São Paulo, contamos com a presença do autor da Metodologia OPEE, Leo Fraiman, que fez um bate-papo com alunos respondendo a dúvidas e ouvindo a opinião deles e de educadores sobre o conteúdo dos livros e recursos digitais da metodologia.
Durante o bate-papo, Fraiman falou sobre a importância de se estudar muito as matérias de que os alunos não gosta, pois isso faz muita diferença, já que na vida é impossível convivermos apenas com o que gostamos.
Abaixo, veja trecho da interação do autor com os alunos e palavra de educadora sobre o uso da Metodologia OPEE no Pan Terra.
Um debate interessante sobre o verdadeiro valor da escolha profissional, que não se centra apenas no possível alto salário que determinada carreira pode render.
Foi o que fizemos após uma palestra de uma hora sobre os valores e desafios do homem contemporâneo que ministramos no Colégio Porto União, em São Paulo, para alunos e professores.
Após a exposição multimídia, estudantes relataram a construção de seus projetos de vida e com que bases procuram chegar ao sucesso profissional. Falaram ainda do papel da escola e da importância da orientação profissional na fase escolar.
Abaixo, assista ao vídeo que gravamos com eles e com educadores do Porto União.
É a segunda vez que somos convidados a visitar o Anglo Santa Rita, em Novo Horizonte, oeste paulista, escola que utiliza a Metodologia OPEE.
Na primeira vez, no ano passado, apenas conversamos com alunos e professores, gravamos vídeos e trocamos ideias sobre o uso da Metodologia OPEE. Desta vez, levamos palestra com audiovisual.
O tema trabalhado foram valores essenciais ao homem contemporâneo diante do desafio do sucesso profissional e satisfação pessoal.
Em seguida, conversamos com alunos e professores a construção dos projetos de vida na escola, e colhemos depoimentos para este blog, que estão abaixo.