sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O que é esta vitrine

O blog Vitrine OPEE foi criado para compartilhar experiências inovadoras na área da educação. Nele, há textos, fotos e vídeos coletados em visitas a escolas de todo o país, realizadas pela diretora geral da OPEE, Silvana Pepe, e pelo jornalista Marcos Brogna, gestor de comunicação da empresa.

Nesses encontros, vivemos momentos de interação com alunos e educadores. Reuniões, dinâmicas, palestras, bate-papos e gravação de depoimentos são feitos, com o intuito de utilizar essa mídia social como agente multiplicador da criatividade, da visão humanística e do comprometimento de educadores e família com a formação de um cidadão verdadeiramente autônomo.

Além do VITRINE OPEE, ainda mantemos o blog OPEE mais (www.opeemais.blogspot.com), com as newsletters que disparamos para as escolas conveniadas, vídeos mostrados em palestras e vitalizadores. O conteúdo é voltado para o aluno, os educadores e famílias.

A OPEE é uma metodologia de ensino que publica livros, oferece conteúdo digital e apoio através de periódicos e ações presenciais para mais de cem escolas em todo o país. Permitir a orientação profissional por meio de uma visão empreendedora e fundamentada no autoconhecimento, faz parte da nossa missão. Fomentar um mundo de relações sustentáveis, das pessoas consigo mesmas, com os outros seres e com o planeta, é das nossas maiores metas.

imagem sxc

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

COLÉGIO KENNEDY | Em Cafelândia, ótimas surpresas

A viagem levou uma tarde inteira. Saímos de São Paulo com destino a Bauru, onde pernoitamos, e o destino final: Cafelândia, mais especificamente no Colégio Kennedy. Na escola, palestramos para alunos do Ensino Médio, com o tema valores e desafios do homem contemporâneo.

Após a palestra, batemos um delicioso papo com um grupo de alunos que concordou em falar para o blog e a maior surpresa ainda estava por vir. Em uma das classes, alunos cantaram "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, para nós. Momento emocionante e lindo.

Abaixo, o vídeo com os depoimentos e a música, prova do talento dos alunos e do bom aproveitamento (com criatividade) das aulas de OPEE.


NOVA CACHOEIRINHA | Duas palestras e ótimas energias

Fizemos duas palestras para alunos do Colégio Nova Cachoeirinha, em São Paulo, nos período da manhã e da tarde. Auditórios lotados e muitas boas energias trocadas. O tema foi valores e desafios do homem contemporâneo.

Após a apresentação, conversamos com dois alunos sobre seus projetos de vida. O vídeo gravado com suas declarações está abaixo.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RAMA | Palavras de incentivo e empolgação

O Colégio Rama, de São Paulo, realizou esta semana uma feira de profissões e convidou a equipe OPEE para uma visita com palestra para alunos do Ensino Médio. No encontro, falamos sobre os valores e desafios do homem contemporâneo.

A palestra teve momentos de surpresa. O maior deles foi a fala da aluna Iara, que deu um belíssimo recado aos colegas, dizendo que nunca devem desistir diante de desafios. Ela acabou muito aplaudida por todos, como se vê no vídeo abaixo.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

8 DE MAIO | Um lugar especial com excelente interação

O Colégio 8 de Maio, em Itapecerica da Serra, é um lugar diferenciado. Ao passar pelo portal que marca a entrada da escola, depara-se com um ambiente muito agradável, um sítio transformado em escola.

Estivemos lá para uma palestra para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em que abordamos os valores fundamentais ao homem contemporâneo. A receptividade de alunos e professores foi ótima, com muita participação.

Abaixo, um vídeo que gravamos após a palestra, com alguns alunos.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CORAÇÃO DE MARIA | As melhores energias em Santos

Após uma palestra feita para pais em setembro deste ano, com ótima repercussão sobre os valores essenciais ao homem contemporâneo, estivemos novamente neste dia 4 de novembro no Coração de Maria, em Santos, para falar com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio.

Por mais de uma hora, discorremos com os estudantes sobre os mesmos valores, refletindo a respeito dos desafios importantes diante de novas exigências do mercado de trabalho, como trabalhar em cooperação, desvestir-se de preconceitos, ter proatividade e bom humor.

O resultado foi um auditório lotado muito sintonizado e interativo. Abaixo, confira a opinião de alguns alunos e professor que aceitaram conversar com o blog após a palestra.

PRELÚDIO | Em duas unidades, palestras com ótimas interações

Já havíamos gravado depoimentos de alunos e educadores do Colégio Prelúdio, em São Paulo, no ano passado. Este ano, voltamos lá para uma palestra. Aliás, duas, nas duas belas unidades da escola, localizado na zona sul da cidade.

Falamos com alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio. E o tema foi o mesmo que estamos levando às escolas OPEE que requisitam nossas visitas: valores essenciais do mundo contemporâneo, tanto sob o prisma pessoal quanto na formação profissional.

Apesar da maratona de duas palestras em duas unidades, o resultado não poderia ser melhor: ótimas energias trocadas e muito aprendizado de ambos os lados.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

OPEE participa de evento que reuniu 3 mil pessoas em Florianópolis

A OPEE participou ontem do Educasul 2011 - professores em ação, conhecimento em foco. O evento aconteceu em Florianópolis, entre os dias 24 e 26 de outubro. Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, palestrou para 3 mil pessoas, abordando o tema Liderança e Empreendedorismo na Educação.

Temas como identidade docente em construção, didática e trabalho docente, a ciência do cérebro e a educação escolar, inclusão como direito social, diversidade cultural no cotidiano escolar e professores e bebês: caminhos metodológicos, foram discutidos.

Entre os objetivos do evento, está "Promover encontro entre gestores de escolas, alunos, professores, escolas, pais e autoridades para a compreensão da necessidade da educação e do conhecimento para o exercício da plena cidadania com a participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais."

Para saber mais, CLIQUE AQUI e veja o site do Educasul.

Nas páginas do Facebook da OPEE (MetodologiaOPEE) e do professor Leo Fraiman (LeoFraiman), há galeria de fotos da participação da OPEE.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BATISTA DA PENHA | Feira de empreendedorismo solidário e bons resultados

Uma feira unindo empreendedorismo e solidariedade. E bons resultados tanto com alunos do Ensino Fundamental quando do Médio. São frutos da orientação profissional desenvolvida no Colégio Batista da Penha, que utiliza a Metodologia OPEE.

Estivemos na instituição para uma palestra feita a alunos do Fundamental focando valores essenciais do homem contemporâneo, tanto na esfera pessoal quanto na profissional, e houve excelente interação com estudantes e professores.

Após a palestra, conversamos com alguns alunos, não apenas os que assistiram à apresentação como três que estão no Ensino Médio, além de educadores. Abaixo, o vídeo com seus depoimentos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

SÃO JOSÉ | Grandes projetos de vida em construção

No Centro de Ensino São José, em São Paulo, fizemos duas palestras com grande receptividade por parte dos alunos do Ensino Médio. Na primeira, falamos para estudantes do 1º ano e, na segunda, para 2º e 3º.

Em ambas, os valores fundamentais ao homem contemporâneo, tanto do ponto de vista humanístico quanto profissional, foram a tônica do bate-papo. Em seguida, gravamos com alunos e uma professora que não trabalha diretamente com OPEE em salas de aula, mas sente os reflexos positivos na sua disciplina.

O professor Ian é quem ministra as aulas de OPEE e ele não pode ficar para a gravação após as palestras. Mas, conversou conosco durante o trabalho e nos relatou ótimos resultados com a OPEE no colégio.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MATESE MAGISTER | Uma ótima interação com alunos do Fundamental

No Colégio Matese Magister, em São Paulo, tivemos uma excelente interação com alunos do Ensino Fundamental, para quem palestramos sobre valores essenciais ao homem contemporâneo, com grande participação dos estudantes.

Depois da conversa, fizemos uma rodada de gravações com todos na sala, sobre o que cada um já planeja para sua vida e por quê. O resultado foi uma demonstração de maturidade na preocupação com o futuro.

Abaixo, o vídeo que gravamos com alunos e educadores.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SÃO MIGUEL ARCANJO | Inspirando cooperação em salas de aula

No Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, localizado em São Paulo, conversamos com a coordenadora educacional e ela nos contou como tem sido a experiência com a adoção da Metodologia OPEE entre os alunos. A educadora ressaltou a aprovação dos estudantes e das famílias.

Também entrevistamos um ex-aluno da escola que utilizou os livros da OPEE e hoje trabalha no colégio. Ele relatou como venceu desafios como a timidez para conquistar vitórias importantes. E mais: a prática da cooperação entre os colegas de classe.

Veja no vídeo abaixo.

OBJETIVO COSMÓPOLIS | Altos papos sobre valores e futuro

Chegamos a Cosmópolis, região de Campinas (interior de São Paulo), para uma gostosa conversa com alunos do Ensino Médio, no Colégio Objetivo. Sala lotada, olhos atentos e ótimas interações sobre projeto de vida e valores essenciais do homem contemporâneo.

Nossa fala levou mais de uma hora e, ao final, um grupo grande de garotas que aceitaram falar para o blog fez uma "mesa redonda" para revelar o que planejam para o futuro e o que pensam dos desafios atuais.

Abaixo, nosso bate-papo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

QUINTAL MÁGICO | Projetos de vida desde cedo

A cada sala em que entrávamos, uma diversão empreendedora. Crianças, com sua pureza encantadora, nos contavam como encontram nos livros da OPEE inspiração para sonhar e criar, com os pés no chão, seus projetos de vida. Sim, desde cedo, e num processo muito prazeroso.

Assim foi nossa visita na Escola Quintal Mágico, em São Paulo. Ali, falamos com alunos do Ensino Fundamental, que utilizam nossos livros, e também com professores, coordenadora e diretora da escola. Nos depoimentos, uma prova de que projeto de vida se faz desde cedo.

CASTRO ALVES | Auditório lotado e muita interação

Um auditório grande e lotado de alunos e professores para uma palestra sobre valores essenciais ao homem contemporâneo, como saber escolher, ser proativo, não ter preconceitos, estar antenado com as novas tecnologias, ter bom humor e começar em si mesmo as mudanças que quer para o mundo. Assim foi nossa visita no Colégio Castro Alves, em São Paulo.

A palestra teve mais de uma hora de duração com muita participação dos estudantes. Depois, gravamos um vídeo com um grupo de alunos que concordou em falar para este blog, além de depoimentos que colhemos de educadores.

Veja abaixo o vídeo que fizemos no Castro Alves.


CAMINHANDO | Um bate-papo especial

Um bate-papo muito gostoso com alunos marcou nossa visita no Colégio Caminhando, em São Paulo. A escola optou por um encontro informal, para tirar dúvidas e ouvir sugestões dos estudantes, e os resultados foram ótimos.

Diante de educadores muito empenhados e simpáticos, encontramos os mais diversos tipos de projetos de vida em construção no Caminhando, desde o desejo de trilhar pela engenharia como pelas artes cênicas, tendo todos alicerçados uma formação humana, sólida e de valores.

Abaixo, o vídeo que fizemos na escola, parceira da OPEE.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PERCHES, LIMEIRA | Exemplo de excelência na educação

Sacolas ecológicas ficam em todas as classes e um representante de cada sala leva os papéis descartados (que são colocados nela) até um contêiner para destinar tudo à reciclagem. O sinal entre as aulas são agradáveis músicas e a disciplina pelos corredores e salas é impecável. O ambiente é arejado, limpo, iluminado e agradável. Uma das práticas que tem total adesão dos alunos são 15 minutos de leitura ao longo do dia, em que toda a escola para para ler e a biblioteca empresta mais de 150 livros por semana aos estudantes. Tudo inspira cidadania.

Estamos falando de uma boa escola particular, certo? Errado. Trata-se de uma escola pública, exemplo de educação de qualidade e que utiliza a Metodologia OPEE em Limeira, interior de São Paulo. O colégio Antonio Perches Lordello, estadual e que conta com Orientação Profissional graças a uma parceria com a Prefeitura da cidade, nos recebeu para uma palestra que ministramos a 120 alunos do Ensino Médio. Um momento muito especial e de total sintonia sobre valores fundamentais ao homem contemporâneo.

Saímos dali com uma certeza: acima de qualquer dificuldade, a educação é uma questão de vontade.

Abaixo, o depoimento de alunos, educadores e o secretário de Educação do município, Antonio Montesano Neto. O prefeito da cidade, Silvio Felix, é o idealizador da adoção da OPEE em Limeira.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

COLÉGIO MESTRE, SÃO SEBASTIÃO | Palestras, valores e ótimas interações

No belo litoral norte de São Paulo, na cidade de São Sebastião, o Colégio Mestre é mais um a utilizar a Metodologia OPEE para os ensinos Fundamental e Médio. E lá estivemos para três palestras com alunos.

Falamos com duas turmas do Fundamental e uma do Médio, com ótimas interações com os estudantes em reflexões sobre os valores fundamentais ao homem contemporâneo.

Após as palestras, coletamos alguns depoimentos sobre a construção de projetos de vida, os valores focados na palestra e os resultados da utilização da OPEE, tanto com alunos quanto com a mediadora da disciplina.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MONTEIRO LOBATO, ITU | Palestra estendida com delicioso debate

No Colégio Monteiro Lobato, em Itu, nossa palestra de uma hora sobre valores do homem contemporâneo na construção de projetos de vida acabou se multiplicando. Os alunos se interessaram tanto pelo bate-papo que acabamos ficando mais de duas horas conversando com eles.

As turmas de Ensino Médio da escola, que utilizam a Metodologia OPEE, mostrou maturidade para tratar de temas importantes aos profissionais de sucesso, e encantou a equipe OPEE e até a professora que ministra aulas para eles.

Abaixo, os depoimentos que colhemos após a palestra.

ANGLO SANTA BÁRBARA | Resultados e aposta nos projetos de vida

Estivemos no Anglo Santa Bárbara, em Santa Bárbara d'Oeste (interior de SP), para ministrar duas palestras de uma hora cada uma para alunos do Ensino Médio, que utilizam a Metodologia OPEE. Foram momentos especiais, em que debatemos os valores fundamentais na construção do projeto de vida do ser humano contemporâneo.

Depois das palestras, batemos um papo com alguns alunos que concordaram em dar depoimentos ao nosso blog, e falaram sobre seus sonhos e valores. Também conversamos com o mediadora do curso e a direção do colégio, que passará a adotar também o material para o Ensino Fundamental, com grande expectativa.

PROGRAMA EINSTEIN NA COMUNIDADE PARAISÓPOLIS | Trabalho social de empregabilidade

Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, a OPEE desenvolve um trabalho de orientação profissional e empregabilidade em Paraisópolis, São Paulo, e os resultados positivos já podem ser sentidos. O trabalho feito pelo hospital se chama Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis.

Numa das visitas constantes da nossa equipe de pedagógica e de comunicação para acompanhar o trabalho das mediadoras do curso, conversamos com os envolvidos no trabalho e alguns depoimentos são marcantes, como os que estão nos vídeos abaixo.







quinta-feira, 29 de setembro de 2011

RUMO INICIAL | Ótimas energias com alunos do Fundamental

No Colégio Rumo Inicial, onde o autor da Metodologia OPEE, Leo Fraiman, esteve meses atrás falando com alunos do Ensino Médio, visitamos para uma conversa com alunos do Fundamental. E foi um momento muito especial.

Na ocasião, passamos uma apresentação multimídia focando uma visão reflexiva sobre o mundo que ganhamos e as transformações que fazemos nele, relacionando nossas ações a valores de cidadania.

A resposta dos alunos foi a melhor possível. Muitas participações, muita troca de boas energias.


LUIZ BLANCO | Grandes reflexões sobre valores contemporâneos

No Colégio Luiz Blanco, em Santo André, na Grande São Paulo, fizemos duas palestras para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com excelentes debates sobre valores que permeiam os desafios do homem contemporâneo.

A direção, coordenação e professoras do Luiz Blanco nos receberam para a visita pedagógica e mostraram grandes conquistas com a utilização da Metodologia OPEE. Abaixo, depoimentos de aluna, mediadora e coordenadora sobre a experiência com o uso de nosso material e nossas palestras


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LICEU SANTA CRUZ - FUNDAMENTAL | Bate papo com as crianças

Um bate papo com uma classe de alunos do Ensino Fundamental, que trabalham com material da OPEE em salas de aula. Assim foi nossa visita no Liceu Santa Cruz, em São Paulo, onde também palestramos no auditório da escola para o Ensino Médio (já focado neste blog, no ano passado, CLIQUE AQUI para ver).

O bate-papo deste ano foi conduzido pelos próprios alunos em um vídeo descontraído, com a câmera passeando na sala de aula e os estudantes mirins respondendo sobre o que é orientação profissional, empregabilidade, empreendedorismo e citando profissões e suas funções na sociedade.



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

APRESENTAÇÃO | Educadora faz paralelo entre a OPEE e demandas do mundo contemporâneo

Nos dois vídeos deste "post", assista a uma interessante exposição da educadora e palestrante em todo o país Regina Schudo, que colaborou com a elaboração do material OPEE e representa a metodologia no Sul do País.

Regina fala para autoridades da educação em Jaraguá do Sul e traça interessantes paralelos do conteúdo do material OPEE com as demandas do mundo contemporâneo.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SÃO FRANCISCO DE ASSIS | Três palestras e interação

No Colégio São Francisco de Assis, em São Paulo, fomos surpreendidos com uma ótima interação com os alunos. Na nossa visita, estava prevista uma palestra e acabamos fazendo três, para três grupos de alunos.

O tema abordado foram os valores e desafios do homem contemporâneo na construção do projeto de vida. E depois da apresentação de vídeos sobre o tema, fizemos um bate-papo, gravando com as alunas que aceitaram dar depoimentos ao blog.

Abaixo, veja o vídeo!




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MONTESSORI | Interação com ótimas energias e música

Na mesma semana em que estivemos no extremo oeste de São Paulo fomos também ao Montessori, em Artur Nogueira, região de Campinas. Lá, a Metodologia OPEE é usada no Ensino Médio com bons resultados entre alunos e professores.

Demos duas palestras aos estudantes e também educadores de diversas disciplinas. E tivemos um surpresa emocionante: fomos presenteados com músicas cantadas pelos estudantes.

Uma das é do Jota Quest com um refrão que tem tudo a ver com o trabalho da OPEE: "Dias melhores pra sempre". Outra música é de autoria do professor Renan, da própria escola, com uma bela letra contra o alcoolismo que assola famílias e coloca jovens em perigo.

Abaixo, veja o vídeo da nossa visita e o videoclip da música do professor Renan.






terça-feira, 23 de agosto de 2011

OBJETIVO RUI BARBOSA | Palestra e sentidos das escolhas

É a segunda vez que visitamos o Colégio Objetivo Rui Barbosa, em Santa Fé do Sul, oeste paulista. Desta vez, realizamos palestra para auditório lotado de estudantes, além de educadores da escola, focando os valores do homem contemporâneo e como eles se encontram no trabalho da OPEE.

Depois da palestra, reunimos os alunos que aceitaram falar para esta Vitrine e fizemos um bate-papo sobre suas escolhas e o que os valores discutidos na palestra representam a cada um deles. O resultado foram ótimos depoimentos, que você pode assistir abaixo.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DOMINUS VIVENDI | Aproximando educação do mercado

Uma palestra para auditório lotado e um bate-papo com alunos e educadores marcou nossa visita ao Colégio Dominus Vivendi, em São Paulo, que utiliza a Metodologia OPEE. O tema trabalhado em nossa apresentação foram valores importantes ao homem contemporâneo.

Ética, honestidade, cooperação, visão livre de preconceitos, proatividade e atitude foram alguns desses valores, trabalhados com recursos audiovisuais com os alunos. Abaixo, os depoimentos colhidos na escola.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AMPLAÇÃO | Criatividade une família e escola em Curitiba

Em Curitiba, na Escola Amplação, tivemos um dia muito especial. O autor da Metodologia OPEE, Leo Fraiman, bateu um papo com alunos em uma quadra lotada. Vários alunos fizeram perguntas a ele, sobre sonhos, mercado de trabalho, desafios, o que gerou uma interação completa. Em seguida, conversamos com estudantes, professores, coordenadora e diretora.

Em um belo mural do colégio, encontramos papéis em formato de borboletas, com recados emocionantes feitos dos pais para os filhos, uma criativa forma de unir família, aluno e escola. As borboletas de papel "voam" do colégio para as casas e voltam, possibilitando a construção de projetos de vida compartilhados entre pais, mães, educadores e alunos.

Após uma manhã inteira na Amplação, nossa estada em Curitiba ainda teve uma noite especial, o primeiro encontro sobre a Metodologia OPEE realizado na capital do Paraná, organizado pela pedagoga Regina Schudo, com ampla participação de educadores para assistir à palestra de Leo Fraiman. Para fechar um dia especial e abrir novos horizontes no Sul do País.

Abaixo, declarações de alunos e educadores sobre a utilização da OPEE na escola.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VIRGEM DE LOURDES | Integração aluno-escola-família

A Escola Virgem de Lourdes, em Campina Grande, na Paraíba, é uma das grandes parceiras da Metodologia OPEE. E nossa equipe esteve lá durante manhã, tarde e noite para interagir com alunos, educadores e pais.

Pela manhã e tarde, palestramos para estudantes e conversamos com professores e coordenação. Durante a noite, pudemos falar com pais, inclusive transmitindo a eles mensagem do autor dos livros OPEE, Leo Fraiman, através de vídeo.

O que vimos e ouvimos foi um colégio preocupado com a construção sólida de projetos de vida, integrados com as famílias dos alunos.

Abaixo, os depoimentos que colhemos.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TERRINHA | Boa formação desde cedo faz a diferença

No Colégio Terrinha, a Metodologia OPEE é aplicada a alunos do Ensino Fundamental e pudemos constatar junto a professores e também a alunos resultados da educação empreendedora desde cedo.

Estivemos na escola para ministrar uma palestra para os professores, reforçando os valores envolvidos na formação do projeto de vida de um cidadão. Em seguida, gravamos depoimentos desses educadores sobre o que eles têm feito e observado em salas de aula e nos deparamos com a certeza de que vale a pena pensar na formação humanística dos alunos desde a fase infantil.

Depois da palestra e do bate-papo com educadores, fomos até as salas ouvir dos próprios alunos o que teles têm aprendido com a OPEE.

Veja tudo no vídeo abaixo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PAN TERRA | Autor da OPEE tira dúvidas de alunos

Na visita ao Colégio Pan Terra, em São Paulo, contamos com a presença do autor da Metodologia OPEE, Leo Fraiman, que fez um bate-papo com alunos respondendo a dúvidas e ouvindo a opinião deles e de educadores sobre o conteúdo dos livros e recursos digitais da metodologia.

Durante o bate-papo, Fraiman falou sobre a importância de se estudar muito as matérias de que os alunos não gosta, pois isso faz muita diferença, já que na vida é impossível convivermos apenas com o que gostamos.

Abaixo, veja trecho da interação do autor com os alunos e palavra de educadora sobre o uso da Metodologia OPEE no Pan Terra.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COLÉGIO PORTO UNIÃO | Debate sobre valores do trabalho

Um debate interessante sobre o verdadeiro valor da escolha profissional, que não se centra apenas no possível alto salário que determinada carreira pode render.

Foi o que fizemos após uma palestra de uma hora sobre os valores e desafios do homem contemporâneo que ministramos no Colégio Porto União, em São Paulo, para alunos e professores.

Após a exposição multimídia, estudantes relataram a construção de seus projetos de vida e com que bases procuram chegar ao sucesso profissional. Falaram ainda do papel da escola e da importância da orientação profissional na fase escolar.

Abaixo, assista ao vídeo que gravamos com eles e com educadores do Porto União.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ANGLO SANTA RITA | Palestra e valores do homem contemporâneo

É a segunda vez que somos convidados a visitar o Anglo Santa Rita, em Novo Horizonte, oeste paulista, escola que utiliza a Metodologia OPEE.

Na primeira vez, no ano passado, apenas conversamos com alunos e professores, gravamos vídeos e trocamos ideias sobre o uso da Metodologia OPEE. Desta vez, levamos palestra com audiovisual.

O tema trabalhado foram valores essenciais ao homem contemporâneo diante do desafio do sucesso profissional e satisfação pessoal.

Em seguida, conversamos com alunos e professores a construção dos projetos de vida na escola, e colhemos depoimentos para este blog, que estão abaixo.




sexta-feira, 1 de julho de 2011

COLÉGIO GIORDANO | Benefícios multidisciplinares aos alunos

Em um mundo individualista, o uso do material da OPEE em salas de aula possibilita a formação de um profissional mais humano, que aprende a crescer sem eliminar o outro, e sim convivendo por um mundo de sustentabilidade. A opinião é de um professor de outra disciplina no Colégio Giordano, que visitamos recentemente. Para o professor, que ministra História, foi possível perceber a diferença dos alunos após o uso da metodologia OPEE.

Estivemos lá e falamos com um grupo de alunos que, mesmo já em férias, quis ir até a escola para assistir a uma palestra sobre valores importantes para o novo milênio, trabalhados em nossos livros. Também falamos com educadores sobre o trabalho que realizam. O debate que se seguiu à palestra foi excelente e está no vídeo abaixo.


MERCEDÁRIO NOSSA SENHORA DAS MERCÊS | Palestra e debate sobre valores

O Mercedário Nossa Senhora das Mercês recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE para um bate-papo com os alunos. Uma palestra foi apresentada focando os valores humanos e profissionais que desafiam para o novo milênio, como ética, liderança, proatividade, bom humor e iniciativa.

Depois da palestra, foi feita uma discussão sobre como cada aluno considera tais valores importantes na construção do projeto de vida, base do trabalho da OPEE nas mais de cem escolas que usam a metodologia no Brasil. Abaixo, o vídeo com alunos e educadores sobre a experiência com a OPEE.



quarta-feira, 22 de junho de 2011

COLÉGIO RAMA | Professor e alunos falam de projetos de vida

Visitamos o Colégio Rama, em São Paulo e, juntos com o professor Silvano, fomos a todas as classes que utilizam a OPEE e colhemos depoimentos de alunos sobre a construção de seus projetos de vida e como a metodologia tem facilitado nesse processo.

Foram momentos muito especiais, que estão no vídeo abaixo.

Texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista










terça-feira, 21 de junho de 2011

COLÉGIO MIRANDA | Palestra, vídeo e debates sobre valores

Uma palestra sobre valores tais quais: saber escolher com honestidade, ter atitude, fazer a diferença em qualquer atividade profissional, desvestir-se de preconceitos, antenar-se com o novo, manter o bom humor e deixar um legado para as futuras gerações. Dessa forma, a equipe OPEE interagiu com alunos e a coordenadora do Colégio Miranda, em São Paulo.

Após a apresentação, que contou com vídeos para reflexões, fizemos um bate-papo com alguns alunos e eles elencaram a importância dos valores abordados na construção de um projeto de vida que una sucesso profissional à realização pessoal.

Os depoimentos dos alunos você assiste abaixo.


Texto, fotos e vídeo: Marcos Brogna, jornalista OPEE
Mais imagens no Facebook: MetodologiaOPEE



EDUCATOR, DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO | 700 projetos de vida com muitas vitórias

No Maranhão está um dos mais fortes parceiros da OPEE, o Colégio Educator. Ali, 700 alunos do 9º ano ao Ensino Médio utilizam a metodologia em salas de aula, com grandes resultados na construção de projetos de vida.

A escola é a única da capital do Maranhão a ter a disciplina Projeto de Vida na grade curricular, um diferencial para os estudantes e suas famílias, segundo a direção do colégio.

Lilia, diretora da escola, é quem ministra as aulas e também um exemplo de mediadora a ser seguido. Ela recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE e se mostrou apaixonada pela missão de dar caminhos a jovens para que eles construam seu futuro e tal postura se reflete em excelentes resultados. Ex-alunos que já estão encaminhados em cursos universitários estão sempre em contato com ela, agradecendo por seus ensinamentos e pelas vitórias conquistadas. Os alunos atuais são unânimes em tê-la como uma grande companheira.

Veja o que Lilia e sua irmã Ana Lilia, também diretora do Educator, dizem sobre esse trabalho.


Nossa equipe fez várias palestras para alunos de diferentes séries, e todas as apresentações foram focadas nos valores essenciais ao profissional do novo milênio, assim como de cidadãos comprometidos com a ética e o caráter nas atitudes e escolhas. Nos bate-papos com os estudantes, encontramos grandes sonhos em construção, muito bem alicerçados.

Veja o que os alunos disseram.


Texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista OPEE
Mais fotos no nosso Facebook, procurar por Metodologia OPEE

sexta-feira, 17 de junho de 2011

MADRE CARMEN SALLÉS, DE BRASÍLIA | Valores sintonizados

Os valores da escola sintonizados e potencializados com o trabalho da OPEE. Assim, o Colégio Madre Carmen Sallés, de Brasília, define o uso da metodologia. O colégio recebeu a equipe pedagógica e de comunicação da OPEE para um dia inteiro de palestras para alunos e professores, além de gravação de vídeos, sessões de fotos e muitas trocas de experiências.

A equipe OPEE fez três tipos de palestras em Brasília: para alunos do Ensino Fundamental, para alunos do Ensino Médio e para professores. Em todas, houve muita empatia. Almoçamos na escola e percebemos um detalhe muito interessante: famílias junto com os filhos no restaurante do colégio. No fim da tarde, a mesma boa interação entre pais e alunos nos aconchegantes espaços de recreação do Madre Carmen Sallés.

Durante as palestras, uma adorável surpresa: o garoto Luís Gustavo mostrou que além de saber muito bem qual seu projeto de vida já o faz desde pequeno: dançar. E nos apresentou um verdadeiro show, arrancando aplausos dos colegas de escola.

Abaixo, o vídeo com depoimentos de professores a alunos e, na sequência, a apresentação de dança.

Texto, fotos e vídeo: Marcos Brogna, jornalista
Mais fotos na nossa página no Facebook: MetodologiaOPEE



LICEU SANTISTA | A formação humana que faz toda a diferença

O caráter humano do conteúdo OPEE é um grande diferencial para o Liceu Santista, de Santos, que recebeu nossa equipe pedagógica e de comunicação. Na visita que fizemos à bela cidade do litoral paulista, falamos com a coordenadora Alcieli e com alunos, em bate-papos que gravamos, pois são inspiradores e exemplos de bom uso de nossa metodologia.

Alcieli conheceu o nosso material em um evento realizado pela Teenager, empresa que forma a joint venture OPEE. Após assistir a uma palestra do autor, Leo Fraiman, ela já pensou em levar a metodologia ao Liceu. Para a coordenadora, além dos livros, as newsletters que disparamos para educadores, alunos e suas famílias, são muito interessantes.

Abaixo, os depoimentos.

texto e vídeo: Marcos Brogna, jornalista


sexta-feira, 27 de maio de 2011

COLÉGIO POLILOGOS | Unindo a disciplina oriental ao sonho

Um colégio que recebe filhos de coreanos que chegam ao Brasil e mantém as tradições orientais. E que tem realizado com o material da OPEE uma interessante forma de desenvolver aspectos humanísticos da educação. Esse é o Polilogos, em São Paulo, onde estivemos neste mês de maio.

Acostumados à disciplina que rende ótimos resultados no vestibular, mas menos extrovertidos que os brasileiros, os estudantes do colégio tem aprovado o uso da OPEE, porque é um momento de unir o afinco de seus estudos ao sonho do projeto de vida adaptado ao modelo brasileiro.

No vídeo, coordenadora, professor e alunos contam sobre essa experiência.


COLÉGIO MARAJOARA | Ótimos resultados com alunos e família

Uma equipe muito comprometida com o trabalho de fazer brilhar os olhos dos alunos. Foi o que encontramos no Colégio Marajoara, em São Paulo, na visita que fizemos neste mês de maio de 2011.

A equipe pedagógica e de comunicação da OPEE esteve lá e falou com diretora, coordenadoras, professoras e alunos. Eles nos deram ótimos depoimentos e surgiu até um belo debate sobre os valores da honestidade e ética.

Abaixo, o vídeo que fizemos no colégio.


terça-feira, 29 de março de 2011

Colégio Grajaú | Transformando sonhos em projetos de vida

O colégio Grajaú, em São Paulo, foi o primeiro visitado pela equipe pedagógica e de comunicação da OPEE em 2011, na retomada das ações presenciais que a equipe utiliza junto a alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas parceiras nas instituições de ensino.

A pedido do colégio, a diretora geral da OPEE, Silvana Pepe, e o assessor de comunicação, Marcos Brogna, fizeram uma palestra com os estudantes que utilizam a metodologia. Em seguida, foram gravados vídeos com depoimentos sobre como a OPEE tem transformado a realidade do colégio.

Abaixo, depoimentos de quem acredita ser possível construir um país e um mundo melhores através de atitudes.

texto, vídeo e foto: Marcos Brogna, jornalista OPEE


quarta-feira, 16 de março de 2011

Autor da metodologia se dirige aos pais

Os pais têm um papel importante na escolha profissional dos filhos. E a OPEE se pretende um importante caminho facilitador dessa interação, unindo família, estudante e escola.

No vídeo abaixo, o autor da metodologia, Leo Fraiman, que tem tese de mestrado focada na relação pais e filhos, fala aos pais sobre esse momento decisivo e sugere uma postura participativa, que contribua com o projeto de vida de crianças e jovens.

Essa aproximação não apenas melhora a relação familiar e o contexto escolar, como contribui para o desenvolvimento de um país onde haja profissionais comprometidos com valores de cidadania.