sábado, 15 de maio de 2010

COLÉGIO ÁBACO, São Bernardo do Campo | Palestra para professores e as 30 engenharias

Um trabalho que começou envolvendo a vida pessoal da professora que ministra as aulas de OPEE no Colégio Ábaco, Márcia Mara Martins de Souza, de São Bernardo do Campo. Ela conheceu a metodologia OPEE na busca de orientação profissional para seu próprio filho, ocasião em que esteve próxima do trabalho de Leo Fraiman. A partir de então, "se apaixonou" pelo método e já pensou em montar um projeto e apresentar à escola.

Hoje, segundo Márcia, já é possível ver resultados, como escolhas certas feitas pelos alunos que trabalharam com OPEE no ano passado e já estão cursando faculdade. Este ano, além dos terceiros anos, os nonos anos também estão trabalhando a metodologia, incluída na grade curricular da escola.

Estivemos no Ábaco num sábado de manhã, dia 15 de maio. E a coordenadora pedagógica da OPEE, Silvana Pepe, ministrou uma bela palestra a professores do colégio sobre mediação docente (na foto). Enquanto isso, eu conversei com dois alunos que me contaram o que mudou na vida deles após a OPEE. Um deles, Matheus, disse que acreditava que havia 4 tipos de engenharia, mas acabou descobrindo 30 no guia de profissões de Leo Fraiman, o que lhe ampliou possibilidades. Ele, a professora e a aluna Eduarda, contam no vídeo abaixo mais detalhes.

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário