terça-feira, 11 de maio de 2010

COLÉGIO COOPEM, Marília | Um círculo de bons debates com professores

A ida a Marília é nossa primeira viagem via aérea para escolas que utilizam a metodologia OPEE. Isso para facilitar a dinâmica, já que por via terrestre demoraríamos muito. Pegamos um voo noturno em Cumbica e, no dia seguinte, visitamos o Colégio Coopem. Foi muito interessante porque a diretora da escola chamou professores de diversas áreas para nos ouvir e conversar conosco.

Silvana Pepe, nossa coordenadora pedagógica, falou sobre a o método OPEE e trocou experiências com os educadores, elecando as muitas possibilidades de a orientação profissional ser aplicada com bons resultados. Eu abordei a era das mídias sociais e a criação deste espaço, linkado à rede virtual de Leo Fraiman (seu Blog, Orkut, Facebook, Twitter) e de como isso pode ser usado em benefício da educação.

Foi, literalmente, um círculo do saber. Professores, diretora e nós sentados numa sala de aula trocando ideias, como se vê na foto. Relatos interessantes foram feitos, como o fato de a exitência de empreendedorismo como matéria ser já um diferencial para as matrículas na escola. Uma interessante iniciativa citada foi um trabalho desenvolvido por alunos para arrecadar dinheiro para a formatura: eles criaram um presente para o Dia das Mães e venderam aos seus colegas mais velhos, um sinal de empreendedorismo prático.

(texto, fotos e vídeos: Marcos Brogna, jornalista da OPEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário